Dicas&Curiosidades

Como proteger as suas Plantas da geada 🌿

Como proteger as suas Plantas da geada 🌿
É importante proteger as nossas plantas da geada, as baixas temperaturas podem ser bastante nocivas. De forma geral, devemos proteger as plantas mais sensíveis ao frio, como é o caso das plantas tropicais, das suculentas, das que dão flor, das hortaliças, etc. 
Os principais motivos pelos quais é bastante importante proteger as plantas da geada são:
▸Ruptura de Tecidos: A expansão da água à medida que congela pode causar a ruptura de tecidos vegetais, dando origem a folhas murchas.  E, em casos mais extremos algumas partes da planta ou a planta inteira podem morrer. Especialmente plantas perenes, arbustos e árvores.
▸Prejuízo para o Metabolismo: As baixas temperaturas afetam o metabolismo das plantas, acabam por reduzir a capacidade de realizar processos como a fotossíntese.
▸Impacto na Produção de Frutas e Flores: Plantas frutíferas e ornamentais podem ter a sua produção de frutas e flores comprometida se forem expostas à geada.
Ao proteger as plantas da geada podemos minimizar os efeitos prejudiciais das baixas temperaturas e promover a saúde e a vitalidade das nossas plantas.
Aqui estão algumas estratégias para adotar de modo a proteger as suas plantas durante os períodos de geada:
▸Cobertura das Plantas: Cobrir as plantas, é uma solução bastante eficiente, pode usar tecidos leves, lonas plásticas, plástico bolha, e TNT.
▸Mulching (Cobertura Morta): Adicione uma camada de cobertura morta, como palha, folhas secas ou casca de árvore, ao redor das plantas, de maneira a proteger o solo, pois ajuda-o a manter aquecido.  
▸Leve as Plantas para dentro de casa: As plantas em vaso podem ser levadas para dentro de casa nestas alturas. Procure um espaço dentro de casa com condições semelhantes ao local onde a planta estava. Por exemplo, se for uma planta que requer muito sol, deverá ficar o mais próximo possível de uma janela ensolarada. Mas, cuidado para não as encostar na janela, uma vez que o frio do exterior pode passar para o vidro e consequentemente para a  planta.
▸Rega Adequada: Mantenha o solo bem regado antes da previsão de geada. A água hidrata o solo e ajuda a mantar o calor absorvido durante o dia, ajudando a manter as plantas mais quentes. Devemos ter cuidado para não deixar o substrato encharcado.
▸Proteção Noturna: Cubra as plantas à noite e remova as coberturas durante o dia quando o sol estiver mais quente.
▸Estufas ou Estruturas de Proteção:  Uso de estufas temporárias ou estruturas de proteção para cobrir as plantas.
▸Proteção Adicional para Plantas Sensíveis: Para as plantas mais sensíveis, como as recém-plantadas, coloque estacas ao redor e cubra com tecido para criar uma barreira de proteção.
▸Mantenha as Plantas Bem Nutridas: As Plantas saudáveis são mais resistentes. Certifique-se de que as suas plantas recebem os nutrientes necessários.
As estratégias de proteção podem variar dependendo do tipo de planta, do clima, local e da intensidade da geada.
Se tiver alguma duvida fale conosco! 💚🌿